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Nicho de Mercado – O Que é? Por Que Ter? e Como Escolher?

Nicho de Mercado – O Que é? Por Que Ter? e Como Escolher?

Nicho de Mercado: Nos dias de hoje, trabalhar de forma digital tem se tornado uma tendência, e os motivos são os mais variados possíveis: muitas vezes se torna possível trabalhar da própria casa e, consequentemente, a economia de tempo e dinheiro também é notável. Porém, antes de dar início ao seu empreendimento digital, você precisa atentar para os conceitos de nicho de mercado. Primeiramente, o que significa nicho de mercado?

Nicho de mercado é, em seu conceito geral, a escolha de uma parcela específica do mercado, ou seja, de consumidores e, também, de clientes que tenham alguma ligação com o produto ou com o serviço que você está oferecendo.

Para se ter uma ideia, o nicho de mercado começa com a definição de um grupo social, de um sexo, de uma faixa etária e, por fim, de gostos específicos. Se você vai criar um e-book para vestibulandos, certamente o seu nicho de mercado on-line será: jovens, aproximadamente entre 15 e 25 anos, de ambos os sexos e que queiram passar no vestibular. A região, nesse caso, não muda nada.

Além disso, geralmente o nicho de mercado inclui uma parcela que ainda não é atendida pelos seus concorrentes. Assim, é necessário definir esse nicho para conquistá-lo para o seu novo negócio digital.

Os nichos, mercados e, ainda, sub nichos são essenciais para que o seu trabalho ganhe andamento. Além disso, a própria criação e desenvolvimento do projeto se torna mais possível após a determinação desse nicho, que deve ser um dos primeiros trabalhos a ser realizado, antes mesmo de dar início às atividades do seu novo empreendimento.

Um exemplo na área de alimentação saudável ou nutrição: nesse sentido, muitas são as empresas que oferecem receitas, dicas de alimentação saudável, cursos online e muito mais. Assim, cabe a você criar um sub nicho para conquistar um público único, como criando receitas de alimentação saudável unicamente para indivíduos com colesterol alto ou hipertensão, por exemplo.

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E por que isso daria certo?

Pelo simples fato de que o segmento escolhido não é nada segmentado, ou seja, é específico e poucas são as empresas que atendem a esse público especificadamente, assim como você fará. Além de concorrência menor, a sua própria lucratividade e visibilidade, a conquista de público também será muito maior.

Afinal, como eu posso fazer para achar o meu próprio nicho de mercado?

O seu nicho de mercado pode ser encontrado facilmente, por mais complicado que esse trabalho pareça. O primeiro passo é determinação qual será o segmento de mercado principal, ou seja, a área de atuação da empresa. Alguns exemplos são: casa, meio ambiente, marketing, comunicação, alimentação, joias, entre outros.

Se você optar por marketing, por exemplo. Existe o marketing empresarial, marketing digital, marketing de rede, e muitos outros. Assim, é preciso definir um subtema. Já se a sua empresa for atuar na área de casa e lazer, por exemplo. Você pode optar pela decoração de ambientes. E, ainda dentro desse tema, na decoração de locais específicos ou com móveis diferenciados, considerando os seus próprios conhecimentos sobre o assunto.

Se você quer criar o seu nicho de mercado dentro da área de psicologia, você pode optar pelo subtema “medos”, e, a partir disso, tratar a psicologia para medo da morte ou o próprio medo de falar publicamente. Assim, você conquista um determinado nicho do mercado, que ainda não é atendido por nenhuma outra empresa.

Por que criar um nicho de mercado?

Muitos acreditam que é possível conseguir sucesso com um empreendimento digital sem conquistar o seu próprio nicho específico. É claro que alguns temas são procurados por todos, mas a concorrência é muito maior e a possibilidade de que os usuários da web prefiram confiar mais em você do que nas fontes que eles já têm há anos é um tanto quanto limitada.

O nicho do mercado, quando criado, possibilitará também uma maior interação entre o cliente e a empresa, já que a empresa é a única (ou uma das únicas) capaz de entender as principais necessidades do cliente. Se ele se sente inseguro em falar publicamente e você é dono do único empreendimento capaz de ajudá-lo com isso, certamente ele criará uma confiança e, consequentemente, uma interação muito forte com você.

Além disso, a credibilidade é muito maior, e a própria exploração do tema fica melhor quando se cria um nicho de mercado. Ao abranger muito, criando um empreendimento online de marketing digital, por exemplo, as vertentes são muitas, e mantê-lo se torna cada vez mais difícil. Por isso, opte por uma das ações do marketing digital, como o gerenciamento de redes sociais, e aposte nela. Além de conquistar um público mais exclusivo e determinado, as possibilidades de explorar esse único tema serão bem maiores.

Nichos de mercado na web

Após o desenvolvimento de tecnologias e o constante avanço da plataforma internet, muitos indivíduos passaram a acreditar que a criação de um empreendimento online, a alimentação dele e a lucratividade seriam aspectos muito mais simples. Porém, não é bem por aí. Para ganhar dinheiro com a internet, o seu negócio deve ter um plano totalmente sólido antes mesmo do início.

Assim, parte essencial desse plano é a definição do nicho de mercado na web, para que o negócio digital possa atender às principais necessidades de uma parcela do mercado online, ou seja, dos clientes que optarão pelos produtos ou serviços da sua empresa.

Alguns cuidados

É claro que usar a criatividade e inovar na hora de criar o seu nicho de mercado é essencial, mas alguns cuidados devem ser tomados. Primeiramente, pode ser que você tente diferenciar tanto a ponto de não encontrar público-alvo para a sua ideia e, em poucos meses, ela poderá ficar abandonada por falta de procura. Além disso, pode ser que o nicho de mercado escolhido não seja assim tão rentável, não apresentando potencial de lucratividade para mantê-lo, o que demandaria de muito investimento e pouco retorno.

Sendo assim, antes de criar o seu nicho de mercado, lembre-se de estudar bastante e criar um plano sólido para a execução das atividades do seu negócio digital.

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Meu Nome e Kako Lourenco e tenho o objetivo de ajudar todas as pessoas interessadas em criar e lucrar com seu negocio online e passar para pessoas simples e comum como eu, que é possível SIM se ter uma renda honesta vinda atraves do trabalho DURO executado na Internet...

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