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Isca Digital O que é? Como funciona? e Como Pode ajudar o Seu Negocio Online

Isca Digital O que é?: Os negócios digitais estão em plena expansão, não só no Brasil como no mundo todo. Abrir uma empresa no ambiente virtual é uma porta de entrada possível para quem deseja ter o seu próprio empreendimento, com algumas vantagens em relação ao meio físico: aproveitando a internet como suporte, não é necessário comprar ou locar um espaço; normalmente exige uma quantidade menor de colaboradores; não requer manutenção de instalações e, por conta de tudo isso e de outros fatores, acaba compensando muito financeiramente.

Nesse artigo, você vai conferir a definição e a importância da chamada isca digital, e como você pode utilizar esse recurso para fomentar o seu negócio.

O que é uma isca digital?

A isca digital é chamada de recompensa digital  ou até de imã digital por alguns autores. Ambos os nomes já dizem muito a respeito da sua definição e da sua função: é uma ferramenta utilizada para atrair o internauta para navegar no seu site (isca) e recompensá-lo por se tornar parte dos seus contatos.

Vamos tomar como exemplo um negócio online que seja um e-commerce, ou seja, uma loja virtual. Nesse caso, o empreendedor, obviamente, precisa vender os seus produtos para conseguir lucrar e prosperar. Para isso, é importante ter clientes e o que é ter clientes nesse ambiente digital? Muitas vezes, significa ter contatos de e-mail.

A partir do momento em que você tem um endereço de e-mail ativo, ou seja, que o proprietário dele o utilize com frequência de fato, poderá encaminhar materiais publicitários e de conteúdo mesmo sobre a empresa para esse endereço. Independentemente de o receptor já ter comprado algo de você ou não, há uma chance de que ele se torne de fato um cliente se tiver interesse pelo que está recebendo no e-mail.

recompensa digital2

Diante disso, é possível perceber que obter um e-mail válido, e de alguém que esteja interessado no seu segmento de negócio, é um desafio para prospectar novos clientes. É justamente aí que entra a isca digital, ou recompensa digital! Você oferece alguma coisa para aquele internauta para que ele forneça o seu e-mail.

Um bom exemplo são os sites que disponibilizam um e-book gratuitamente para quem o acessa, mas para receber o material, é necessário cadastrar o endereço eletrônico. A isca digital baseia-se em “presentear” quem acessa o seu site para, em troca, transformar essa pessoa em um cliente em potencial.

É importante ressaltar que o que interessa para a empresa é conseguir contatos de pessoas que realmente façam parte do seu público-alvo. De nada adianta oferecer qualquer tipo de recompensa, muito genérica, que possa agradar a qualquer pessoa. Um banco de dados eficiente é aquele que possibilita uma boa taxa de conversão, e não apenas um amontoado de e-mails de pessoas que nem sequer irão se tornar clientes.

Como elaborar uma boa isca digital?

Como foi dito anteriormente, você não pode oferecer qualquer “presente” como recompensa digital, o primeiro passo é pensar em quem pretende atingir. Que tipo de produto ou serviço você vende? Qual é o perfil das pessoas que podem se interessar por ele? É para essas pessoas que a isca digital deve ser planejada.

Não existe uma regra que indique qual é a melhor isca digital, porque vai depender muito de cada caso, do perfil da empresa e principalmente do público. No entanto, os e-books, ou seja, os livros digitais, normalmente são a aposta das empresas que decidem investir nesse tipo de estratégia. Eles funcionam bem principalmente porque vão agregar alguma coisa para quem receber, ou seja, geram um interesse. Um e-book é uma recompensa que tem um sentido e o internauta provavelmente vai pensar que vale à pena gastar uns minutinhos e fornecer o seu endereço de e-mail para receber um material como esse.

Mas mesmo para quem investe nos livros digitais, o “tiro pode sair pela culatra”. É importante levar alguns pontos em consideração, como por exemplo, não elaborar e-books muito abrangentes e longos, como por exemplo “100 lições sobre a diabetes”. É bom se lembrar sempre de que, nos dias de hoje, as pessoas não têm tempo para focar em uma leitura tão extensa e acabam evitando livros com muitas páginas. E pense bem: se alguém quiser ler um material com centenas de páginas, vai procurar autores que já conheça e aprecie, para não correr o risco de investir o tempo em algo que não trará nenhum retorno.

Por isso, se você decidir que o e-book é a melhor opção de isca digital, planeje algo que seja direto, impactante e breve, como por exemplo: “3 dicas inovadoras para quem quer perder peso”.

Uma das grandes vantagens que o e-book proporciona é a facilidade. Existem vários programas de revisão de texto, por exemplo, que dispensam a necessidade de se contratar um profissional para fazer esse serviço. O produto acaba saindo barato e com a possibilidade de render bons frutos.

ima digital

O potencial dos vídeos como recompensa digital

Depois de muito falar sobre os e-books e das vantagens de escolhê-los como isca, agora você vai conhecer outra alternativa: os vídeos, principalmente os que são tutoriais. Esse formato costuma trazer bons resultados por ser mais dinâmico e prático do que o próprio livro digital.

Quer uma dica? Monte um roteiro com todo o conteúdo que você quer mandar como isca digital por e-mail e divida-o em uma série de vídeos. Cada unidade não deve ter muito mais do que 3 minutos, porque esse é o tempo que as pessoas conseguem focar a atenção sem distrações. Envie cada um desses vídeos respeitando uma periodicidade definida, como por exemplo, escolhendo um dia da semana.

Outra dica interessante é disponibilizar a primeira metade dos vídeos gratuitamente e, depois, para quem quiser conferir a sequência, colocar o material à venda. Mas um aviso: isso só funciona se os primeiros audiovisuais forem atraentes o suficiente para que a pessoa que está recebendo se disponha a desembolsar o valor cobrado.

Nada de enrolação nos vídeos gratuitos: se estamos falando de uma recompensa digital, o internauta que cadastrou o seu endereço eletrônico deve ser recompensado de fato. O material que ele receber deve realmente conter informações relevantes.

Melhor caminho para acertar com a isca digital

Não existe uma receita de bolo e cada caso deve ser pensado de forma individual. Mas o que existe são alguns pilares que sustentam esse recurso e que podem contribuir muito para o seu sucesso. Vamos conhecê-los!

• Coloque-se no lugar do internauta

Tente sempre visualizar as suas ideias a partir do ponto de vista do outro, ou seja, de quem você deseja atingir. Se você estivesse navegando em um site de seu interesse e desse de cara com isso que você está planejando como isca, iria se sentir atraído? Iria cadastrar o seu endereço eletrônico para receber esse livro digital, essa sequência de vídeos, podcasts ou o que quer que seja?

Quando se está oferecendo algo gratuitamente, as chances de não elaborar com o mesmo cuidado são enormes, mas lembre-se de que é essa recompensa que pode trazer novos clientes para você, ou até mesmo fidelizar os existentes. Por isso, vale muito à pena se dedicar. E para estar no caminho certo, nada melhor do que se colocar no lugar do consumidor e avaliar se a sua estratégia está sendo certeira.

• Cumpra o que promete

Seja no título do e-book ou na descrição da isca digital: tudo aquilo que você promete, necessariamente precisa entregar. Não diga que tem sugestões fantásticas e inovadoras em seu vídeo, se vai falar de algo batido e que todo mundo já conhece. Não diga que nesse material gratuito vai trazer um determinado conteúdo se, na verdade, você não vai disponibilizar.

A verdade é que a tão famosa “propaganda enganosa” é capaz de queimar qualquer empresa, e uma vez que o público perde a confiança em você, restaurar uma imagem positiva para construir um relacionamento proveitoso acaba sendo muito difícil. Seja sempre sincero com as pessoas que depositam um voto de confiança no seu negócio online, pois isso certamente vai lhe render bons frutos.

As empresas que provam que são íntegras em todos os aspectos têm mais chances de se consolidarem no mercado e isso vale muito para a questão das iscas digitais.

• Ouça o que o seu público tem a dizer

Se você quer agradar, nada melhor do que ouvir o lado que irá receber esse agrado! É claro que você não vai conseguir satisfazer os desejos de todas as pessoas que acompanham a sua empresa e muitas coisas nem mesmo serão aproveitadas. Mesmo assim, não deixe de conferir o que está sendo comentado nas redes sociais, no próprio site, no canal do Youtube, enfim, em todas as vias de comunicação.

Veja se as pessoas elogiam aquilo que estão recebendo por e-mail, se não estão tendo nenhum problema técnico na hora de ter acesso ao material ou até mesmo se têm outras sugestões. Muitas vezes, você não consegue ter uma boa ideia, mas os próprios clientes em potencial, nos espaços de comentários concedidos a eles, estão falando sobre temas e ferramentas interessantes, que a empresa pode aproveitar.

O relacionamento com os clientes por meio da isca digital não deve ser unilateral. Aproveite a interatividade da internet para manter o diálogo aberto, e assim oferecer sempre recompensas eficientes para atingir o seu objetivo de obter bons contatos.

• Invista no feedback

Seguindo essa linha de dar atenção para a opinião do público-alvo, a busca por um feedback qualificado é um dos pilares para ter bons retornos com as iscas digitais. Você pode fazer o seguinte: depois de ter mandado a recompensa, espere uns dias e envie um novo e-mail para aquele destinatário, perguntando se ele recebeu o material, se teve a oportunidade de verificar, o que achou, se teve qualquer tipo de problema e se tem alguma sugestão.

Se for possível, entrar em contato diretamente por telefone é uma ótima ideia, porque reforça essa comunicação mais direta e faz com que o receptor sinta que realmente tem importância. É claro que você não precisa fazer isso com todas as pessoas que cadastrarem o e-mail no site, até porque, espera-se que sejam muitas! Estabeleça uma porcentagem que vai funcionar como amostra.

À medida em que esses e-mails forem respondidos, você vai poder coletar dados mais específicos sobre a recepção da sua isca digital, sem depender de comentários nas redes sociais, por exemplo. Mas para isso, esteja disposto a realmente monitorar esses e-mails e, caso a pessoa questione algo, responda prontamente.

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O recurso de isca digital nada mais é do que a construção de uma rede de relacionamentos com pessoas. Como cada pessoa é diferente, não existe uma fórmula exata para fazer dar certo, e sim algumas noções que acabaram de ser expostas aqui e as tentativas. Foque sempre em seu público-alvo, mas sem permitir que a empresa perca a identidade, isso resume bem todas essas dicas e vai orientar você na definição de uma isca digital de alta conversão.

Saiba que ao investir em qualquer estratégia baseada no relacionamento, como é esse caso, você também se expõe ao risco de encontrar os famosos “haters”, que estarão lá apenas para criticar tudo o que for feito sem sugerir melhoras. Nessas situações, é importante manter sempre a educação e a compostura, para também não manchar a imagem da empresa.

Tente. Elabore uma isca digital, disponibilize-a, monitore os resultados que está trazendo e não tenha medo de aperfeiçoar ou até de modificar completamente a estratégia utilizada para melhorar a conversão. A internet, com toda a sua agilidade e dinamismo, permite que você altere os rumos das suas ideias sempre que necessário e é por isso que ela é maravilhosa.

Mas não deixe de investir em recompensas digitais. Se você nunca lançou mão desse meio, experimente e sinta na prática quantos contatos de alto potencial você vai conseguir. Fortaleça a sua marca e garanta mais visibilidade perante ao público selecionado, que pode lhe trazer os melhores resultados!

A isca digital não é um milagre que faz um negócio ser um sucesso do dia para a noite, mas é um dos elementos que contribui para isso!

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Meu Nome e Kako Lourenco e tenho o objetivo de ajudar todas as pessoas interessadas em criar e lucrar com seu negocio online e passar para pessoas simples e comum como eu, que é possível SIM se ter uma renda honesta vinda atraves do trabalho DURO executado na Internet...

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